VII Congresso Discente
VII Congresso Discente
Apresentações ocorrerão de 12 a 14 de novembro
Mais uma oportunidade para os estudantes expandirem seus conhecimentos científicos. O Centro Universitário Aeso Barros Melo abriu chamada para a submissão de trabalhos para o VII Congresso Discente, que acontecerá de 12 a 14 de Novembro.
O evento tem como objetivo promover a produção científica e a troca de conhecimento entre os alunos. Os participantes terão a oportunidade de compartilhar seus aprendizados e participar da finalização do processo que demandou meses de pesquisa e prática.
Os interessados devem enviar seus resumos até de 7 a 31 de outubro, através do formulário.
Clique aqui para preencher o formulário
Ao preencher o formulário, o participante deverá anexar em formato compatível com o Word de acordo com o modelo.
Clique aqui para baixar o modelo.
A divulgação de todos os trabalhos selecionados será feita no dia 08 de Novembro.
GT1. Comunicação, justiça e tecnologia: Teoria da comunicação. Comunicação e saúde. Novos meios. Jornalismo. Justiça, direito e novas tecnologias. Sociedade da informação. Mídia e convergência. Mídias digitais, sociedade e saúde. Midiativismo. Cultura Visual e partilha em rede. Tecnologia da informação. Narrativas, hibridismo e transmidiação. Design e comunicação visual. Publicidade e propaganda em seus múltiplos usos; comercial ou voltada para à saúde. Curadoria digital. Arquivos, memória e apropriações.
GT2. Cultura, educação e inclusão: Cultura das mídias. Arte e cultura popular. Metodologias de pesquisas em mediações culturais. Ações e projetos culturais e/ou educativos. Folkcomunicação. Artivismo e ação cultural. Responsabilidade socioambiental. Memória e patrimônio cultural. Teoria da educação. Educação em saúde. Inclusão digital. Ensino e cultura visual. Gamificação na sala de aula e na área da saúde. Participação popular nos sistemas e serviços de saúde. Saúde mental e políticas sociais.
GT3. Arte, imagem e modos de expressão: Estudos contemporâneos das Artes, do Cinema e da Fotografia. Teoria da imagem. Artes integradas. Arte e saúde. Processos artísticos e recriação de si. Arte, estética e psicologia. Processos criativos e artísticos em design gráfico e/ou publicidade. Tecnologia e linguagens híbridas. Estéticas fotográficas e audiovisuais. Fotografia artística. Arte e mídia. Visualidades e visibilidades contemporâneas. Difusão audiovisual. Usos das imagens técnicas. Processos e criação de desenvolvimento de jogos digitais. Jogos como ferramenta de aprendizado em saúde.
GT4. Som, arte sonora e linguagens expandidas: Música, mídia sonora e escuta. Rádio, podcast, streaming e compartilhamento. Tecnologias de produção, reprodução e consumo na cultura acústica. Trilha sonora, som ambiente, sonoplastia e ruído no audiovisual. Jingle e sons para comunicação. Audiodescrição. Arte Sonora. Poesia visual e sonora. Linguagens poéticas, dispositivos e suas interconexões com variáveis econômicas, culturais e políticas. Intervenção urbana multimídia. Música, estética, política e memória. Cenas musicais. Produção e compartilhamento de informações em saúde através de mídias sonoras. Música e Saúde.
GT5. Discurso, poder e subjetividade: Gênero, cultura, discurso e diversidade.
Subjetividade e expressões. Discurso e produção de subjetividade. Gênero e/ou relações étnico-raciais. Corpo, gênero, sociedade e saúde. Corpo e racialidade. Direitos, lei e justiça. Estudos culturais e antropológicos. Imagem, aparência e poder.
GT6. Negócio, consumo e mercado: Competitividade das organizações. Estratégias competitivas e dinâmicas dos mercados. Interação entre pessoas e empresas. Gestão estratégica de pessoas. Gestão em saúde. Cultura e clima organizacional. Tecnologias e formas de produção. Marketing digital em seus múltiplos usos; comercial ou voltada para à saúde. Estudos de casos empíricos, qualitativos e quantitativos. Inovação e empreendedorismo. Pesquisa de mercado. Planejamento de campanha. Planejamento de comunicação. Campanha criativa.
GT7. Mediação, justiça e resolução de conflitos: Dignidade da Pessoa Humana como base à Política Pública para Pacificação Social. Sistema Pluriprocessual (Multiportas) de acesso à justiça. Interseções pragmáticas nos métodos da autocomposição e da heterocomposição de conflitos. Colaboração judicial e extrajudicial como princípio indutor ao protagonismo dos conflitantes e outros atores processuais. A realidade e a virtualização das relações intersubjetivas. Justiça Restaurativa nas organizações. Círculos Restaurativos e outras dinâmicas on line de abordagem, prevenção e resolução de conflitos. Mediação e conciliação de conflitos na área da saúde.
GT8. Democracia, justiça e inovações: Constitucionalização dos Direitos. Regulamentações do poder. Pressões econômicas e sua relação com a legislação. Tendências políticas nacionais e internacionais. Populismo político e reformas legais. Inovações tecnológicas. Mineração de dados. Big data e suas consequências jurídicas. Fake news e eleições. Fake News e Saúde. Discurso de ódio. Proteção das minorias e do meio ambiente. Racismo, movimentos sociais e a estabilidade democrática. Legislação em saúde. Responsabilidade socioambiental em saúde.
GT9. Saúde Coletiva, saúde coletiva e mídia: Atenção primária à saúde. Coberturas midiáticas e saúde. O papel da mídia na saúde mental. Saúde baseada em evidências. Saúde pública. Redução de danos. Pacientes com necessidades especiais. Comunicação, inclusão e acessibilidade. Saúde oral. Cuidados integrais. Saúde: infantil/ do adolescente/ do idoso/ da gestante. Primeiros socorros. Urgências e emergências em saúde. Neurociência. Tratamentos complementares. Nutrição e saúde. Saúde mental entre os adolescentes. Saúde Mental e envelhecimento. Saúde e bem-estar do profissional de saúde.
Os estudantes que participarem apresentando suas pesquisas receberão certificado de hora complementar, que poderá ser convertido em carga horária. Para mais informações, acesse o EDITAL.